Abrir a Educação ao Futuro.

"A escola é uma invenção notável. Insubstituível. A educação é, tal­vez, a última utopia que ainda nos resta. Liberdade e futuro. Ser livre e aprender novas possibilidades. Não há educação sem capacidade de querer, de "aspirar" (Arjun Appadurai). Como pes­soas. Como sociedade. Não se trata de ali­mentar otimismos ingénuos, mas de res­peitar a esperança. Todos […]

Todos reclamam mudanças na educação. A começar pelos pais. Têm razão. Muitos imaginam uma sociedade sem escolas. Não têm razão. É preciso reinventar a escola sem a destruir, sem a diminuir. (...)"

António Nóvoa publica artigo de opinião no Diário de Notícias, em que apresenta as ideias que estarão em discussão no Ciclo de Conferências Futuros de Educação, a decorrer entre outubro de 2023 e maio de 2024 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Leia aqui o texto na integra.

25 setembro 2023